AV. Nossa Senhora do Perpetuo de Socorro n 1610, Pindamonhangaba - SP

Tratamento Dependência Internet

Tratamento Dependência Internet

Embora o álcool e outras substâncias estupefacientes sejam considerados as drogas extremas por excelência, outras vão tomando lugar no ranking das adições, sem que sejam, contudo, alvo de grandes preocupações, uma vez que se consideram fruto “normal” da sociedade moderna, da evolução tecnológica e dos modelos culturais.

A internet é hoje um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo e desde a década de 90 vem modificando o dia-a-dia dos lares e ambientes de trabalho.

A maioria das pessoas utiliza a internet de maneira regular, com a finalidade de obter informações e repassá-las, utilizam para o trabalho ou para o lazer, porém, à medida que essa tecnologia foi se expandindo muitos usuários experimentam consequências negativas por fazerem mau uso dela.

A dependência da internet é uma dependência não química que se manifesta como uma grande dificuldade do indivíduo em controlar o uso da rede, o seu envolvimento crescente a assuntos que se liguem a ela que acaba conduzindo a sentimentos desconfortáveis e prejuízos nas atividades diárias.

A dependência da Internet não depende nem de idades, nem de contextos sociais, educativos ou económicos. A crença de um protótipo de dependente da Internet ser de sexo masculino, utilizador costumeiro do computador, jovem e introvertido, já há muito caiu por terra. A facilidade de acesso à Internet mudou substancialmente este panorama, havendo cada vez mais mulheres, crianças e adolescentes, a utilizar a rede.

Os sintomas do vício da internet são:

  • Preocupação excessiva com ela.
  • Necessidade de aumentar o tempo conectado para obter satisfação.
  • Dificuldade em diminuir o tempo de uso.
  • Irritabilidade e/ ou depressão.
  • Instabilidade emocional se fica restrito ao uso.
  • Permanecer conectado por mais tempo que o programado.
  • O trabalho e as relações ficam em risco pelo uso excessivo.
  • Mentir aos outros sobre a quantidade de tempo que ficou conectado.

A Terapia Cognitivo-Comportamental auxilia na reestruturação cognitiva relativa ao mal uso da rede. Ela objetiva o melhor gerenciamento do tempo, auxilia no estabelecimento de novos objetivos pessoais, na expansão do setor social do indivíduo fora da internet e na melhor assertividade nas habilidades sociais.

Tratamento Dependência Internet
5 (100%) 1 vote